Isac Costa é advogado com atuação em mercado de capitais, regulação financeira e temas ligados à inovação tecnológica aplicada ao Direito tais como fintechs e ativos virtuais (criptoativos). Possui experiência de mais de vinte anos em trajetória que inclui arquitetura de sistemas de informação, supervisão de mercado, docência, advocacia e consultoria.
É Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela USP e Mestre em Direito dos Negócios pela FGV Direito SP. É também Engenheiro de Computação pelo ITA, formação que orienta seu trabalho em temas como blockchain, inteligência artificial e compliance. É professor de pós-graduação lato sensu e educação executiva Insper em disciplinas de mercado de capitais, financiamento empresarial e direito e tecnologia, onde coordena os programas de LLM em Direito Empresarial e LLM em Regulação do Mercado de Capitais e Inovação Financeira.
Foi Analista de Mercado de Capitais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), atuando em supervisão de operações, instrução de processos sancionadores e assessoramento ao Colegiado em matérias societárias, de manipulação de mercado, insider trading e regulação de intermediários e profissionais de investimentos. Assessora empresas em questões de regulação do Sistema Financeiro Nacional e de compliance, bem como na concepção e avaliação de riscos de estruturas e modelos de negócios inovadores, especialmente no contexto da economia digital.
Isac é reconhecido como um dos maiores especialistas em criptoativos, com trajetória que combina experiência regulatória, atuação acadêmica e prática jurídica sofisticada em operações envolvendo ativos digitais. Autor de referência e voz constante nos debates sobre o marco regulatório de cripto no país, tendo tido papel central na interpretação jurídica de tokens, exchanges, stablecoins e estruturas inovadoras de mercado. Sua presença na equipe agrega credibilidade técnica imediata e posiciona o escritório no mais alto nível de especialização em temas de blockchain e cripto.
Participa de cursos, eventos e grupos de estudo relacionados ao direito empresarial e ao mercado financeiro, e dedica-se à pesquisa de temas na interseção entre direito, finanças e tecnologia por meio do Instituto Brasileiro de Inovação e Tecnologia (IBIT), do qual é diretor. Sua produção intelectual inclui livros, artigos e capítulos sobre regulação financeira, mercado de capitais e ativos digitais, entre eles High Frequency Trading em Câmera Lenta (Almedina).
Ele foi responsável pela organização da coletânea CryptoLaw: Inovação, Direito e Desenvolvimento. sendo autor de diversos estudos técnicos para a abcripto como o “Censo da Criptoeconomia no Brasil 2023” e o estudo “Tokenização no Brasil – um Estudo Qualitativo”, publicado em 2025. Desde 2020, publica colunas quinzenais no Estadão/Broadcast+ e no Consultor Jurídico sobre inovação financeira e regulação.
Inscreva seu e-mail e receba todas as novidades